Melasma


O melasma é uma condição adquirida muito frequente, principalmente entre as mulheres, especialmente na idade fértil, com prevalência variável, mas que chega a até 50% dependendo da população estudada, sendo mais frequente em mulheres morenas.

As manchas escuras características dessa doença são mais comuns na face, especialmente na região das bochechas, da testa, do nariz e acima do lábio superior, podendo trazer grande impacto na auto-estima dos pacientes.

Vários fatores podem influenciar na piora das manchas, dentre eles a exposição a luz solar e artificial, e influências hormonais (como uso de anticoncepcionais hormonais e gravidez). É frequente vermos uma piora na época do verão, devido a maior incidencia de radiação UV.

Atualmente dispomos de várias opções de tratamento para amenizar as manchas. A proteção solar é fundamental e é a base de qualquer tratamento para o melasma. Além do protetor solar classicamente utilizado, hoje temos algumas opções de formulações orais que atuam com adjuvantes tanto na fotoproteção como no auxílio do clareamento das manchas. Diversos cremes clareadores, antioxidantes tópicos, peelings, alguns lasers, e mais recentemente, a técnica de microagulhamento e MMP®, vem sendo utilizados de forma complementar, com grande impacto nos resultados.

É importante lembrar que o tratamento deve ser individualizado de acordo com as características da pele de cada pessoa, e um acompanhamento dermatológico regular faz toda a diferença!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  Dra Aline Guimarães Dermatologia

Vizon Clínica Médica

Av Dr. Hermas Braga, 117

Nova Campinas

Agendamento de consultas preferencialmente por telefone

Tel: 019-4101 2170

WhatsApp: 

19 99750-2818

  • Facebook ícone social

Siga-nos também nas redes sociais: