top of page

Câncer de pele - Prevenção e detecção precoce é o melhor


Você sabia que o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente na população? Por outro lado, felizmente, a maioria destes tumores pode ser detectada precocemente e tratada de maneira eficaz. Por isso é importante o exame anual da pele para prevenção, detecção e tratamento precoce de lesões suspeitas.

Os principais tipos de câncer de pele são:

- Carcinoma basocelular: Relacionado a exposição solar ao longo da vida e mais frequente em pacientes de fototipo mais baixo (pele mais clara), é o mais frequente (aproximadamente 70% dos tumores malignos de pele) e o menos agressivo. Geralmente se apresenta como uma lesão de crescimento lento com brilho perláceo. Pode ulcerar e se expandir localmente se não tratado.

- Carcinoma espinocelular: Também tem relação com a exposição solar acumulada sobre a pele e também é mais frequente em pacientes de pele clara. Têm crescimento geralmente um pouco mais rápido que o carcinoma basocelular, são mais frequentes nas áreas expostas (face, couro cabeludo, dorso das mãos e braços), e podem se apresentar como uma lesão ou ferida que cresce e não cicatriza. Podem se desenvolver a partir de uma lesão pré-neoplásica denominada queratose actínica, que quando detectada precocemente é facilmente resolvida.

- Melanoma: Felizmente é o menos frequente, mas é o tipo mais agressivo dos três. Geralmente se parece com uma pinta, só que com características peculiares: assimetria, bordas irregulares, cores diferentes na mesma lesão, crescimento progressivo, podendo apresentar prurido e sangramento. Quando detectado precocemente o tratamento é cirúrgico (remoção da lesão e ampliação de margens) e curativo. Porém, em alguns casos, quando não diagnosticado no início, pode causar metástases a distância e até mesmo óbito. Por isso é importante a prevenção e detecção precoce. Pacientes com história pessoal ou familiar de melanoma e história pregressa de queimaduras solares com bolhas têm risco aumentado para surgimento de melanoma.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page