Acne

Frequente queixa no consultório, é uma condição multifatorial, inflamatória, que afeta a unidade pilosebácea e geralmente surge na adolescência. O quadro clínico é variável, com aumento da oleosidade da pele da face e região central do tórax e dorso, pápulas, pústulas e até nódulos e cistos que podem deixar cicatrizes.

Pode ser classificada em graus:

- Acne comedoniana: predominantemente comedos abertos e fechados (cravos)

- Acne papulopustulosa: predominam lesões inflamatórias com pápulas e pústulas

- Acne nódulo-cística: presença de nódulos e pseudocistos, altem de pápulas, pústulas e comedos.

-Acne conglobata: forma grave, com muitas lesões inflamatórias, abscessos e cicatrizes importantes.

-Acne fulminante: forma muito grave, rara, com surgimento repentino de lesões inflamatórias com ulceração e necrose das lesões, podendo apresentar alterações sistêmicas como emagrecimento, febre entre outros.

De acordo com o grau de acne apresentado, o médico dermatologista vai definir a melhora estratégia de tratamento que varia desde o uso de medicações tópicas até medicações sitemicas como antibióticos ou isotretinoína oral (Roacutan)