top of page

Isotretinoína oral - Roacutan - no tratamento da acne


Você já ouviu falar sobre o Roacutan®? A isotretinoina oral (Roacutan®) é um tratamento oral muito utilizado para o tratamento da acne.

Trata-se de um derivado do retinol (vitamina A), que atua sobre a glândula sebácea, diminuído a produção de sebo e normalizando a queratinização do folículo, melhorando as lesões inflamatórias da pele, oleosidade e cravos.

No entanto, apesar dos ótimos resultados na pele, não é indicado para todos os pacientes. As indicações clássicas são para os casos de acne severa ou para os casos de acne moderada, no entanto sem resposta ao uso dos outros tratamentos convencionais (como os medicamentos tópicos e antibióticos orais).

É um medicamento controlado, por isso é necessário seguimento de perto com o médico dermatologista, com a realização de exames prévios e durante todo o tratamento. Para as mulheres que necessitam do uso da medicação é importante o uso de métodos contraceptivos, pois a isotretinoína é um medicamento teratogênico, ou seja, se a mulher engravidar durante o uso de medicação, podem ocorrer mal-formações muito sérias no feto. Outra recomendação é evitar o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois, por ser uma medicação com metabolização pelo fígado, esse órgão é muito exigido durante o tratamento e não podemos sobrecarregá-lo com substâncias como o álcool.

A dose e tempo de tratamento vão ser definidos de acordo com o peso do paciente e grau de acne a ser tratada, na média variando de 6 a 8 meses no total.

Os resultados são excelentes, com melhora notável da acne logo nos primeiros meses de tratamento. Desde que o tratamento seja bem indicado e acompanhado pelo dermatologista, com a realização periódica de exames, é um medicamento seguro e com alto grau de satisfação dos pacientes que o utilizam.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page