October 4, 2020

August 28, 2019

Câncer de pele - Prevenção e detecção precoce é o melhor

February 8, 2018

Molusco contagioso - Você sabe o que é?

March 1, 2018

O molusco contagioso é uma doença viral, causada por um poxvirus que produz lesões na pele avermelhadas, brilhantes e com discreta umbilicação central. É mais frequente em crianças e nelas, com frequência, encontramos múltiplas lesões, que podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Em adultos é mais rara e em geral as lesões ocorrem de maneira mais isolada. A transmissão ocorre por contato direto com o vírus ou com outros indivíduos infectados.

O diagnóstico correto e tratamento precoce são importantes para uma rápida resolução do problema e devem ser feitos pelo médico dermatologista.  O próprio sistema imunológico do indivíduo pode reconhecer e combater o vírus, causando resolução espontânea das lesões, mas isso pode levar muitos meses. Por isso, recomenda-se tratar as lesões assim que identificadas, para evitar o aumento da quantidade de lesões e transmissão para outros.

O tratamento é geralmente realizado no consultório dermatológico e consiste na curetagem das lesões, que pode ser feita com uso de anestésico em pomada, diminuindo bastante o desconforto do procedimento. É importante a hidratação adequada da pele, especialmente em crianças com pele seca ou dermatite atópica. Em alguns casos recidivantes, medicações orais podem ser usadas para ajudar na imunidade e combate ao vírus. Em crianças muito pequenas e com muitas lesões, pode-se optar pela realização do procedimento sob sedação, em ambiente hospitalar.

Share on Twitter

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!