October 4, 2020

August 28, 2019

Please reload

Posts Recentes

Câncer de pele - Prevenção e detecção precoce é o melhor

February 8, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Câncer de pele - Prevenção e detecção precoce é o melhor

February 8, 2018

Você sabia que o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente na população? Por outro lado, felizmente, a maioria destes tumores pode ser detectada precocemente e tratada de maneira eficaz. Por isso é importante o exame anual da pele para prevenção, detecção e tratamento precoce de lesões suspeitas.

 

Os principais tipos de câncer de pele são:

- Carcinoma basocelular: Relacionado a exposição solar ao longo da vida e mais frequente em pacientes de fototipo mais baixo (pele mais clara), é o mais frequente (aproximadamente 70% dos tumores malignos de pele) e o menos agressivo.  Geralmente se apresenta como uma lesão de crescimento lento com brilho perláceo. Pode ulcerar e se expandir localmente se não tratado.

- Carcinoma espinocelular: Também tem relação com a exposição solar acumulada sobre a pele e também é mais frequente em pacientes de pele clara. Têm crescimento geralmente um pouco mais rápido que o carcinoma basocelular, são mais frequentes nas áreas expostas (face, couro cabeludo, dorso das mãos e braços), e podem se apresentar como uma lesão ou ferida que cresce e não cicatriza. Podem se desenvolver a partir de uma lesão pré-neoplásica denominada queratose actínica, que quando detectada precocemente é facilmente resolvida.

- Melanoma: Felizmente é o menos frequente, mas é o tipo mais agressivo dos três. Geralmente se parece com uma pinta, só que com características peculiares: assimetria, bordas irregulares, cores diferentes na mesma lesão, crescimento progressivo, podendo apresentar prurido e sangramento. Quando detectado precocemente o tratamento é cirúrgico (remoção da lesão e ampliação de margens) e curativo. Porém, em alguns casos, quando não diagnosticado no início, pode causar metástases a distância e até mesmo óbito. Por isso é importante a prevenção e detecção precoce. Pacientes com história pessoal ou familiar de melanoma e história pregressa de queimaduras solares com bolhas têm risco aumentado para surgimento de melanoma.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  Dra Aline Guimarães Dermatologia

Vizon Clínica Médica

Av Dr. Hermas Braga, 117

Nova Campinas

  • Facebook ícone social

Siga-nos também nas redes sociais:

Tel: 019-4101 2170

Agendamento também pelo  WhatsApp:

19 99750-2818